segunda-feira, 25 de maio de 2009

REGULAMENTO CICLISMO - 2009

CICLISMO OLÍMPICO - 2009
REGULAMENTO GERAL
ETAPAS
Art. 1º - O CAMPEONATO NORTERIOGRANDENSE DE CICLISMO 2009 será realizado entre os meses de março a dezembro, contando com etapas previamente divulgadas.
Art. 2º - As sedes das etapas do CAMPEONATO serão escolhidas tendo como base os seguintes critérios:
a) Viabilidade técnica do local.
b) Quantidade de atletas da região que participam regularmente do Campeonato.
c) Quantidade de atletas que participaram de etapas realizadas anteriormente no local.
d) Viabilidade promocional do local.
PARTICIPAÇÃO
Art. 3º - Participarão do CAMPEONATO, atletas filiados ou não à FNC, entretanto a homologação final do resultado somente levará em conta os atletas devidamente cadastrados na Entidade. Para efeito de identificação da categoria em que o atleta vai competir valerá o seu ano de nascimento.
Elite – aberto
Feminino -Aberto
Júnior – 17 e 18 anos
Juvenil – 15 e 16 anos
Infanto-juvenil Masculino – até 14 anos (válido qualquer bicicleta)
Infanto-juvenil Feminino – até 14 anos (válido qualquer bicicleta)
Máster A – 31 a 39 anos
Máster B – 40 a 49 anos
Máster C – de 50 acima
Turismo – Somente poderá participar em uma única categoria

PONTUAÇÃO INDIVIDUAL
Art. 4º - A classificação individual do CAMPEONATO em cada categoria se dará pelo somatório de pontos de todas as etapas. As provas terão dois níveis, a saber: Nível 1 – pontuação dobrada e Nível 2 – pontuação normal, como abaixo:
1º lugar - 13 pontos;
2º lugar - 10 pontos;
3º lugar - 8 pontos;
4º lugar - 7 pontos;
5º lugar - 6 pontos;

*Demais atletas que concluírem a etapa um ponto;
*Atletas que assinarem a súmula, mas não concluírem a prova receberão um ponto.

Art. 5º - Em caso de empate em número de pontos entre dois ou mais atletas, o critério desempate será o maior número de vitórias. Persistindo o empate, o desempate será a melhor classificação na última etapa.
PONTUAÇÃO POR EQUIPE
Art. 6º - A classificação por Equipe do ranking se dará pelo somatório de pontos de seus integrantes em cada etapa disputada.
Art.7º - Em caso de empate em número de pontos entre duas ou mais equipes, o critério desempate será o maior número de vitórias individuais de atletas. Persistindo o empate, o maior número de 2º lugares individuais. Persistindo o empate, o maior número de 3º lugares individuais. Persistindo o empate, a melhor classificação individual na última etapa.
Art. 8º - O número de atletas de cada Equipe em cada categoria é limitado a no Maximo 5 atletas.
Art. 9º - A equipe já formada não poderá substituir atleta, salvo nos seguintes casos: a) Nos casos de impedimento por questão de saúde, necessitando um atestado médico indicando a impossibilidade do mesmo em praticar o esporte. b) Nos casos de transferência para outras cidades de funcionário público, seja ele municipal, estadual ou federal, necessitando, para tanto, ofício da repartição onde é lotado.
Art. 10º - As vagas preenchidas nos casos acima podem ser feitas com atletas já participantes da competição, desde que não estejam vinculados a nenhuma equipe. Os pontos já adquiridos por esse atleta anteriormente não serão levados para efeito de somatório geral para a equipe, somente os conquistados a partir da sua inscrição.
PREMIAÇÃO
Art. 10º - Ao final do CAMPEONATO, os 3 primeiros atletas classificados de todas as categorias, receberão troféus como premiação final.
Art. 11 - Ao final do CAMPEONATO, as 3 melhores equipes classificadas na geral, receberão troféus alusivos.
REGULAMENTOS
Art. 12 - Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela Federação Norteriograndense de Ciclismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário