terça-feira, 18 de maio de 2010

Tour da Califórnia: Lancaster triunfa na 2ª etapa




Australiano foi à surpresa do dia. Armstrong foi o 18º [video]

Brett Lancaster (Cervélo TestTeam) tornou-se o líder do Tour da Califórnia após conquistar a 2ª etapa disputada entre as cidades de Davis e Santa Rosa – 172 quilômetros. Completaram o pódio Peter Sagan (Liquigas) e Lars Boom (Rabobank), segundo e terceiro respectivamente.
A vitória foi decidida nos quilômetros finais da etapa, após um grupo de 12 ciclistas escaparem, entre eles Levi Leipheimer (Radio Shack). Com muita ventania e chuva, quem destacou-se foi Lancaster; o australiano imprimiu um ritmo forte nos últimos metros e assegurou o primeiro lugar após 4h38min48s.
De acordo com o diretor esportivo da Cervélo, Jean Paul van Poppel, não foi planejado o triunfo de Brett Lancaster, o que acabou tornando-se uma grata surpresa. A estratégia da equipe era que o australiano fizesse trabalho para Heinrich Haussler, mas problemas técnicos fizeram-no abandonar no meio da prova. “Fizemos o máximo possível e trocamos a bicicleta, mas ele acabou 1min17s atrás de Lancaster”, comentou.
O norte-americano Lance Armstrong (Radio Shack) terminou na 18ª posição, no mesmo tempo do líder.

Classificação Etapa

1 Brett Lancaster (Aus) Cervelo Test Team 4:38:48

2 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Doimo

3 Lars Boom (Ned) Rabobank Cycling Team

4 Rory Sutherland (Aus) Unitedhealthcare Presented by Maxxis

5 Andre Steensen (Den) Team Saxo Bank

6 Francois Parisien (Can) SpiderTech Powered by Planet Energy

7 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack

8 Ryder Hesjedal (Can) Garmin-Transitions

9 Lars Ytting Bak (Den) Team HTC-Columbia

10 Michael Rogers (Aus) Team HTC-Columbia



Classificação Geral

1 Brett Lancaster (Aus) Cervelo Test Team 8:43:24

2 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Doimo 0:00:04

3 Karl Menzies (Aus) Unitedhealthcare Presented by Maxxis

4 Lars Boom (Ned) Rabobank Cycling Team 0:00:06

5 Thomas Rabou (Ned) Team Type 1

6 Marc De Maar (Ned) Unitedhealthcare Presented by Maxxis 0:00:07

7 Paul Mach (USA) Bissell 0:00:08

8 Michael Rogers (Aus) Team HTC-Columbia 0:00:10

9 Janez Brajkovic (Slo) Team Radioshack

10 Ryder Hesjedal (Can) Garmin-Transitions

GIRO DE ITALIA 2010




Soberano, Tyler Farrar vence mais uma no Giro

Norte-americano superou Sabatini e Dean. Greipel decepcionou e Vino manteve a maglia rosa

O norte-americano Tyler Farrar (Garmin Transitions) comprovou sua excelente forma física e venceu a 10ª etapa do Giro d´Itália após percorrer 230km entre Avellino e Bitonto.
A chegada, que ocorreu após uma estreita curva, foi cercada de emoção. Julian Dean (Garmin) esteve no controle, mas foi atacado por Matteo Tosatto (Quick Step). Farrar, entretanto, aproveitou-se da roda de CJ Sutton (Sky) e conquistou uma boa margem na última escalada do dia, vencendo sua segunda etapa no Giro deste ano.
Fabio Sabatini (Liquigas-Doimo) foi o segundo lugar, e Dean conquistou uma excelente terceira colocação. Robbie McEwen (Katusha) mostrou-se recuperado da lesão no joelho e assegurou o quarto lugar. Os italianos, novamente, não conseguiram a vitória na etapa e seguem em jejum na competição.
Com a vitória, Tyler Farrar ampliou sua diferença na classificação por pontos e manteve a camisa vermelha.
Já o maglia rosa Alexander Vinokourov (Astana) não teve muitas dificuldades para manter a liderança e chegou junto com o grupo principal, à frente de Cadel Evans (BMC) e Vincenzo Nibali (Liquigas).

Classificação Etapa

1 Tyler Farrar (USA) Garmin - Transitions

2 Fabio Sabatini (Ita) Liquigas-Doimo

3 Julian Dean (NZl) Garmin - Transitions

4 Robert McEwen (Aus) Team Katusha

5 Robert Forster (Ger) Team Milram

6 Sebastien Hinault (Fra) AG2R La Mondiale

7 Andre Greipel (Ger) Team HTC - Columbia

8 Danilo Hondo (Ger) Lampre-Farnese Vini



Classificação Geral

1 Alexandre Vinokourov (Kaz) Astana

2 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:01:12

3 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Doimo 0:01:33

4 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Doimo 0:01:51

5 Marco Pinotti (Ita) Team HTC - Columbia 0:02:17

6 Richie Porte (Aus) Team Saxo Bank 0:02:26

7 Vladimir Karpets (Rus) Team Katusha 0:02:34

8 Stefano Garzelli (Ita) Acqua & Sapone 0:02:47

COMUNICADO

Comunicamos aos dirigentes e atletas que esta semana será destinada ao descanço, já que a organização da Copa Nordeste foi bastante desgastante. A nossa próxima atenção será com a programação do segundo semestre, onde teremos a conclusão do Campeonato de MBT, início do BMX, organização da etapa da Copa Norte e Nordeste de BMX e toda a programação do CICLISMO, onde vizamos, principalmente, a nossa participação na Copa Norte e Nordeste, evento que esta programado para agosto próximo em Belém do Pará. A Secretaria de Esportes do Estado, na pessoa do seu secretário Júlio Protásio, já garantiu as passagens. Deveremos marcar na próxima semana algumas reuniões setorias, CICLISMO, MTB e BMX e discutiremos com dirigentes e atletas quais as nossas melhores opções, pois estamos concluindo o relatório da Copa Nordeste e que deve ser enviado a CBC esta semana.
Sobre a Copa Nordeste e as nossas conclusões conversaremos pessoalmente com os atletas nessa nossa reunião. Também conversaremos com as lideranças de Mossoró para formarmos uma representação da FNC na região, pois é nosso pensamento polarizarmos as disputas do ciclismo nos dois maiores centros,  Natal e Mossoró. Já tivemos a confirmação do Gerente de Esportes de Mossoró, Jornalista Lupércio Luiz, de que os atletas da cidade serão prestigiados, medida essa que garantirá uma participação expressiva de atletas dessa região nos eventos, o mesmo acontecendo aqui em Natal, já que o transporte nos foi assegurado.

Armando / Sônia

A BATALHA DO ROSÁRIO

Chegou a hora da grande festa em nossa casa. Grandes nomes se apresentam como favoritos e outros anônimos buscam a oportunidade de colocar seus nomes nos registros da história e honrar seus Estados. Os palcos (as pistas preparadas) parecem grandes Coliseus onde se apresentarão gladiadores para as batalhas. A platéia, formada por amigos e curiosos, anseia ver os esforços extra-naturais daqueles que dão de si até a última gota de suor, e porque não dizer de sangue que é sentido na boca, no peito, nas pernas.

Assim como os soldados de Roma, nossos atletas foram valentes para se apresentar perante leões que queriam devorar-lhes sua honra e levar medalhas e troféus de volta. Assim como esperado, as provas foram de nível altíssimo, algumas máquinas eram, além de bonitas, poderosas e, talvez, capazes até de voar. Homens com 15, 18, 20, 25, 30, 40, 50 e até mais idade demonstraram a mesma força de vontade em ganhar. Aliás, os mais velhos pareciam ainda mais empolgados com a disputa, pareciam mais adolescentes que os adolescentes, pareciam mais fortes que os atletas de elite, buscavam ganhar mais que qualquer outra categoria. A cada chegada, via-se um rosto sofrido de uma prova difícil, mas a alegria enorme em completá-la. Quando ao término da prova o atleta ocupava alguma colocação a ser premiada, tinha mais alegria que dor, pensava mais no pódio que no cansaço, todo o desgaste e sofrimento não significam nada. O Goiano (Josenaldo Alcântara) estava eufórico, contagiante, infantilmente alegre e feliz. Alguns dos nossos gladiadores tiveram problemas que os impediram de prosseguir com a disputa, como pneus furados e até corrente quebrada, mas isso não os impediu de tentar novamente no outro dia e ter êxito. Outros vieram de cidades distantes. Saíram com objetivo e alvos firmados na mente: conseguir completar as provas, o que já seria, para eles, um grande feito. Reginaldo fez uma excelente prova e trouxe mais um ouro para o Estado, correndo sozinho à frente de todos abriu quase cinco minutos de vantagem. Espetacular! Foram muitos exemplos de força de vontade que deram sua contribuição para a pontuação conseguida.

Agora é hora de refletir. Vimos que temos muito a melhorar. Nossas provas agora devem ser mais duras, difíceis, compridas... Não adianta reclamar quando as provas começam ao calor de 40 graus. Nem quando elas terão duração de 1h30 ou mais. E quando temo poucos atletas competindo, será isso bom para termos chance de ganhar? Ou ruim, porque diminui o grau de dificuldade? Vamos nos unir para treinar, para competir, para organizar e buscar todas as medalhas de ouro na próxima competição que se aproxima.

Assim, desejamos parabéns a todos que participaram desta grandiosa batalha de gigantes e fizeram o seu melhor para defender seu Estado. Que a próxima seja concluída com nossa festa de comemoração do primeiro lugar geral!

Dionísio Carvalho