terça-feira, 21 de julho de 2009

Astarloza vence com propriedade a 16ª etapa; Contador mantém liderança




















O espanhol Mikel Astarloza conquistou a 16ª etapa do Tour de France, nesta terça-feira. O ciclista da equipe Euskaltel Euskadi conquistou a primeira vitória de sua carreira em uma etapa da Volta da França, completando o estágio de 159km entre Martigny e Bourg-Saint-Maurice em 4h14min20.
Astarloza se juntou à fuga de Franco Pellizotti e Vladimir Karpets pouco antes do início da segunda e última meta de montanha do dia, o Col du Petit-Saint-Bernard. Ao fim dos quase 23 quilômetros ladeira acima desta escalada, a vantagem da fuga para o pelotão do camisa amarela estava em torno de 2min15s. Apesar do cansaço, os escapados pedalaram os 31 quilômetros finais, em descida, num ritmo muito forte e conseguiram evitar a aproximação do pelotão.
A cerca de dois quilômetros da linha de chegada, Astarloza foi para o ataque definitivo. "Pensei que não ia vencer, porque normalmente não sou muito forte nas chegadas. Nem acredito ainda que ganhei", disse Astarloza, que dedicou a vitória aos companheiros do time Euskatel Euskadi. "Só cheguei onde estou por causa deles. Sou um líder patético, porque eles sempre trabalham muito por mim e nunca sou capaz de vencer. Hoje foi o dia", completou.
Enquanto isso, Alberto Contador e os demais candidatos à briga pelo título da edição 2009 do Tour chegaram juntos, 59s atrás do vencedor. Com isso, não houve alterações na classificação geral e o espanhol da Astana segue com a camisa amarela por mais um dia. A vantagem para o heptacampeão Lance Armstrong, porém, segue em 1min37s, assim como para Bradley Wiggins, 1min46s.
Já Lance Armstrong foi protagonista do momento mais bonito da etapa. Na última subida do dia, o norte-americano teve dificuldades para acompanhar o ritmo dos ataques da Saxobank. Depois de perder mais de 30s, Lance recuperou-se com uma arrancada de quase dois quilômetros e voltou a alcançar seus principais rivais. A manobra também serviu para ajudar Alberto Contador, que àquela altura vinha sendo comboiado apenas por Andreas Kloden. "Me senti muito melhor em cima da bicicleta hoje. Se olhar o VT da etapa do Verbier, lá eu parecia um peixe fora d'água", disse o heptacampeão, que aproveitou a folga de ontem para fazer alguns ajustes no seu posicionamento.
A etapa foi importante também na briga pelo prêmio de melhor montanhista do Tour. O italiano Franco Pellizotti, da Liquigas, atacou as duas subidas do dia e acumulou 50 pontos, ampliando sua vantagem na liderança.
A próxima etapa acontece nesta quarta entre Bourg-Saint-Maurice e Le Grand-Bornand, percurso com 169,5 km. No caminho, cinco escaladas longas e íngremes, que devem gerar muitas dificuldades ao pelotão. O perfil do estágio preocupa Alberto Contador. "Amanhã será o dia mais difícil do Tour, é impossível prever quando vão acontecer os ataques. É uma etapa mais difícil de controlar até mesmo que a do Mont Ventoux", disse o espanhol, numa referência ao trecho conhecido como "Montanha da Morte", palco da etapa de sábado.

A ESPN transmite a 17ª etapa da Volta da França ao vivo, nesta quarta-feira, a partir das 10h30 (de Brasília).


Classificações da 16ª etapa e geral do Tour de France

Classificação da etapa:
1. Mikel Astarloza (ESP/Euskaltel) 4h14min20s
2. Sandy Casar (FRA/Française des Jeux) a 6s
3. Pierrick Fedrigo (FRA/BBOX-Bouygues Telecom) a 6s
4. Nicolas Roche (IRL/AG2R-La Mondiale) a 6s
5. Jürgen Van den Broeck (BEL/Silence-Lotto) a 6s
6. Amael Moinard (FRA/Cofidis-Le Credit en Ligne) a 6s
7. Franco Pellizotti (ITA/Liquigas) a 11s
8. Stéphane Goubert (FRA/AG2R-La Mondiale) a 11s
9. Christophe Moreau (FRA/Agritubel) a 59s
10. Alberto Contador (ESP/Astana) a 59s
11. Vincenzo Nibali (ITA/Liquigas) a 59s
12. Lance Armstrong (EUA/Astana) a 59s
13. Bradley Wiggins (ING/Garmin-Slipstream) a 59s
14. Andreas Klöden (ALE/Astana) a 59s
15. Rigoberto Uran (COL/Caisse d'Epargne) a 59s
16. Christian Vande Velde (EUA/Garmin-Slipstream) a 59s
17. Christophe le Mevel (FRA/Française des Jeux) a 59s
18. Roman Kreuziger (RTC/Liquigas) a 59s
19. Andy Schleck (LUX/Saxo Bank) a 59s
20. Frank Schleck (LUX/Saxo Bank) a 59s

Classificação geral:
1. Alberto Contador (ESP/Astana) 67h33min15s
2. Lance Armstrong (EUA/Astana) a 1min37s
3. Bradley Wiggins (ING/Garmin-Slipstream) a 1min46s
4. Andreas Klöden (ALE/Astana) a 2min17s
5. Andy Schleck (LUX/Saxo Bank) a 2min26s
6. Vincenzo Nibali (ITA/Liquigas) a 2min51s
7. Christophe Le Mevel (FRA/Française des Jeux) a 3min09s
8. Frank Schleck (LUX/Saxo Bank) a 3min25s
9. Carlos Sastre (ESP/Cervelo) a 3min52s
10. Christian Vande Velde (EUA/Garmin-Slipstream) a 3min59s
11. Mikel Astarloza (ESP/Euskaltel) a 4min38s
12. Roman Kreuziger (RTC/Liquigas) a 4min40s
13. Kim Kirchen (LUX/Columbia-HTC) a 5min05s
14. Rinaldo Nocentini (ITA/AG2R-La Mondiale) a 5min26s
15. Sandy Casar (FRA/Française des Jeux) a 5min40s
16. Vladimir Karpets (RUS/Katusha) a 5min56s
17. Cadel Evans (AUS/Silence-Lotto) a 7min23s
18. Luis Leon Sánchez (ESP/Caisse d'Epargne) a 8min23s
19. Stéphane Goubert (FRA/AG2R-La Mondiale) a 9min14s
20. Brice Feillu (FRA/Agritubel) a 10min00s

Líder na classificação de montanha: Franco Pellizotti (ITA/Liquigas) - 159 pontos
Líder na classificação de regularidade: Thor Hushovd (NOR/Cervelo) - 218 pontos
Líder na classificação entre equipes: Astana - 201h08min46s
Líder na classificação entre revelações: Andy Schleck (LUX/Saxo Bank) - 67h35min41s


POLÍCIA SUIÇA REVIRA MOTORHOME DA ANTANA

Logo após a caravana do Tour de France cruzar a fronteira da França com a Suíça na etapa desta terça-feira, a polícia suíça parou o motorhome do time Astana e revirou as instalações do “quartel general sobre rodas” da equipe cazaque. “Eles ficaram ali por pelo menos três horas, abrindo todas as bolsas e olhando cada canto”, disse um assessor do time de Alberto Contador e Lance Armstrong. Nada foi encontrado.
A atenção sobre a Astana é redobrada em razão da presença dos dois principais ciclistas da prova. Os atletas do time estão sendo submetidos a mais testes anti-doping do que o restante do pelotão.



CICLISTA ALEMÃO É HOSPITALIZADO APÓS QUEDA

O alemão Jens Voigt foi hospitalizado após sofrer uma queda durante a 16ª etapa do Tour de France de ciclismo, entre Martigny, na Suíça, e Bourg-Saint-Maurice, na França.
O ciclista da equipe Saxo Bank perdeu o controle de sua bicicleta na região de Petit Saint-Bernard e se arrastou no asfalto por cerca de 10m. O atleta de 37 anos chegou a perder a consciência e sofreu lesões na cabeça e cotovelo direito, segundo o boletim médico divulgado pela organização.
Voight, que recuperou os sentidos logo após o acidente, foi levado de helicóptero a um hospital da cidade de Grenoble, onde passou por uma bateria de exames.
O diretor da equipe Saxo Bank, Bjarne Riis, se mostrou preocupado com o ciclista e disse que seu estado de saúde "não é bom". "Não é agradável perder um ciclista desta forma, mas são coisas que acontecem em corridas e precisamos aceitar. O mais importante agora é a saúde de Jens", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário