Plano de Mobilidade Urbana de Natal
DIAGNÓSTICO
– ASPECTOS DE OFERTA DE INFRA-ESTRUTURA
– INFRA-ESTRUTURA CICLOVIÁRIA
Elaboração:
COPPETEC – Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos
COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Concedente: Prefeitura Municipal de Natal
___________________________________________________________________________
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE NATAL
– DIAGNÓSTICO
– ASPECTOS DE OFERTA DE INFRA-ESTRUTURA
– INFRA-ESTRUTURA CICLOVIÁRIA OUTUBRO/2008 ___________________________________________________________________________
EQUIPE TÉCNICA
Rômulo Dante Orrico Filho (Coordenador)
Enilson Medeiros dos Santos
Paulo Cézar Martins Ribeiro
Roberto Moreira
Marianne Trindade Câmara
Sarah Araújo Costa
Luiz Cláudio de Souza Monteiro
Álvaro Eugenio González Rodríguez
Huda Andrade Silva de Lima
Tamms Maria da Conceição Morais
Ana Paula Queiroz da Silva
EQUIPE DE ACOMPANHAMENTO
Elequicina Maria dos Santos (Secretária)
Lúcia Rejane de Almeida Xavier(Secretária Adjunta)
Fábio Falcão de Miranda
Flávio Mota da Nóbrega
Francisco Xavier de Oliveira Neto
Haroldo Neves Maia de Oliveira
Jaime David Balderrama Hurtado
Walter Pedro da Silva
APRESENTAÇÃO:
A Fundação COPPETEC, signatária do Contrato Nº 012/2008 referente à Elaboração do Plano de Mobilidade de Natal/RN com a Prefeitura Municipal do Natal, por meio deste documento, apresenta o Relatório Parcial de Andamento 1, em conformidade com o disposto no Termo de Referência do referido trabalho. O objeto do contrato é o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana de Natal com propostas e planos de ação de curto prazo para implementação até 2010, de médio prazo para o horizonte de 2015 e de longo prazo, para o horizonte de 2020. O plano deverá estar pautado nos princípios da mobilidade urbana sustentável e na participação continuada e integrada da população e dos setores de transporte, trânsito, planejamento urbano, ambiental, dentre outros, da Prefeitura e de setores sociais. O Plano de Mobilidade tem como objetivo geral desenvolver propostas de políticas e ações para o sistema viário e o sistema de transporte em suas diversas modalidades, capazes de propiciar que a realização dos deslocamentos de pessoas e bens na cidade ocorra de forma sustentável, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social, colocando cada modo na função mais adequada a suas características. O primeiro relatório, entregue em junho de 2008, contém o Planejamento Executivo dos Trabalhos no qual estão descritos a metodologia a ser adotada, as atividades e cronograma a serem seguidos, bem como os produtos previstos. O segundo relatório, entregue em agosto de 2008, contempla a descrição do andamento das atividades realizadas para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Natal. Apresenta além de uma consolidação das definições, encaminhamentos e solicitações estabelecidas no Termo de Referência em um diagrama de atividades; o detalhamento dos procedimentos relativos ao levantamento dos dados secundários necessários, a especificação daqueles já levantados e a definição de e subsídios necessários para o andamento da pesquisa , bem como um esboço dos produtos preliminares já desenvolvidos, quais sejam: Relatório do I Seminário sobre o Plano de Mobilidade Urbana, Panorama da Mobilidade Urbana Hoje, Aspectos Urbanísticos de Natal e Plano de Mobilidade Urbana de Natal: construindo diálogos, considerando saberes.
O presente relatório aborda o diagnóstico das condições de mobilidade de Natal e apresenta-se dividido em cinco partes, a saber: a primeira parte trata dos aspectos urbanísticos, a segunda versa sobre os aspectos ambientais, a terceira parte discorre sobre aspectos da demanda, a quarta parte apresenta os aspectos de oferta da infra-estrutura e, por fim, a quinta parte contém os aspectos de oferta dos serviços.
Este volume, referente a infra-estrutura cicloviária, integra a parte IV do relatório n° 3 e objetiva apresentar aspectos gerais sobre práticas relativas à planejamento de infra-estruturas direcionadas a bicicletas, bem como as condições da infra-estrutura existente em Natal.
Quem desejar conhecer em detalhes esse plano basta nos comunicar que passaremos via e-mail todo o projeto.
Armando Paiva
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Armando, sou ciclista e acho muito necessário debater esse tema juntamente com a questão das ciclovias. Trabalho na OAB-RN, e lá existe uma comissão de Direito Ambiental, me manda esse material para que possa passar ao presidente da comissão, e pode ser que a OAB se manifeste auxiliando nesse trabalho. Abraço. Samaroni
ResponderExcluirsamaroni@oab-rn.org.br
Tambem sou ciclista e tenho interesse em participar ativamente a respeito das politicas relacionadas ao uso das bicicletas.
ResponderExcluirEstou a disposiçao:
marcos_flemos@yahoo.com.br
Por favor, envie cópia para dionisio_carvalho@Yahoo.com.br.
ResponderExcluirAcho que quantos mais puderem discutir sobre o assunto, mais aprimoramentos ele poderá receber por meio de críticas e sugestões.
Discutirei com os grupos.
Atenciosamente,
Dionísio Carvalho
Olá Armando, estava procurando uma referência de Planos de Mobilidade e encontrei seu post. Será que você pode encaminhar uma cópia para mim? Sou ciclistas e militante por mais espaço para biciclestas aqui em São Paulo. Obrigado. e-mail hwneto arroba gmail.com
ResponderExcluir