sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CICLISTAS EM MOVIMENTO

LUTAS POR CICLOVIAS


Palestra na Oi

Representante do grupo Ciclistas em Movimento proferiu palestra a funcionários da empresa de telefonia Oi, em 27/11/2009, incentivando e divulgando a utilização da bicicleta, bem como esclarecendo sobre a necessidade de todos reivindicarem na classe política a construção de ciclovias. O convite foi realizado pela ONG Baobá, que apresentou filme e palestra sobre a preservação de meio ambiente e hábitos de vida saudáveis.

Reunião na SEMOB

O Grupo Ciclistas em Movimento e a Federação Norte Riograndense de Ciclismo, juntamente com representantes do Movimento Bicicletada - RN, da ONG Baobá e de logistas de bicicletas, em 26/11/2009, estiveram reunidos com representante da SEMOB, para conhecer os planos da Prefeitura do Natal para a construção de ciclovias.

Na oportunidade, foi esclarecido sobre a necessidade urgente da implantação de ciclovias na cidade, para servir tanto aos trabalhadores, como aos que usam a bicicleta por lazer e por esporte.

Foi informado aos presentes que a Prefeitura estuda implantar o fechamento de vias para a utilização de pedestres, ciclistas e esportistas, durante os finais de semana. Os representes do Ciclistas em Movimento, juntamente com os demais participantes, informaram que apoiariam o projeto, mas que não era suficiente, pois entendem necessário grande ampliação das ciclovias na cidade, como mecanismo de propiciar segurança, diminuição da poluição e difusão da cultura do uso da bicicleta em Natal.

Ficou acertado que o Ciclistas em Movimento e a Federação, em seguida, iriam conhecer os projetos do Governo do Estado e, depois, apresentariam, juntamente como os demais representantes, à SEMOB suas reivindicações quantos às vias que entendiam como prioridades para nelas serem implantadas ciclovias.

REUNIÃO NO DER

O Grupo Ciclistas em Movimento e a Federação Norte Riograndense de Ciclismo, em 09/12/2009, estiveram no DER - RN, em reunião com engenheiros da entidade, para discutir e conhecer os projetos e planos para a construção de ciclovias a cargo do Governo do Estado. No mesmo dia também foi mantido contato com engenheiro da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIN), com vistas a conhecer o Programa Pró-Transporte e outros projetos que contemplariam a implantação de ciclovias.

Ficou acertado que em breve seria realizada nova reunião com os representantes do Estado para a discussão dos projetos.

FINAL DE ANO

Estamos já no final do ano de 2009, ano de muita luta, mas de crescimento do movimento por ciclovias. Agradeçemos a todos os que nos apoiaram e estamos firmes de que a luta continua.

Não basta usar bicicleta, temos que lutar para ampliar os espaços e vias para sua utilização.

Junte-se a nós.

Marco Aurélio Marques de Queiroz e Armando Nóbrega de Paiva
Membros do Grupo Ciclistas em Movimento
E-mail: marcoaurelioqueiroz@hotmail.com
http://ciclistasemmovimento.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário