terça-feira, 18 de maio de 2010

A BATALHA DO ROSÁRIO

Chegou a hora da grande festa em nossa casa. Grandes nomes se apresentam como favoritos e outros anônimos buscam a oportunidade de colocar seus nomes nos registros da história e honrar seus Estados. Os palcos (as pistas preparadas) parecem grandes Coliseus onde se apresentarão gladiadores para as batalhas. A platéia, formada por amigos e curiosos, anseia ver os esforços extra-naturais daqueles que dão de si até a última gota de suor, e porque não dizer de sangue que é sentido na boca, no peito, nas pernas.

Assim como os soldados de Roma, nossos atletas foram valentes para se apresentar perante leões que queriam devorar-lhes sua honra e levar medalhas e troféus de volta. Assim como esperado, as provas foram de nível altíssimo, algumas máquinas eram, além de bonitas, poderosas e, talvez, capazes até de voar. Homens com 15, 18, 20, 25, 30, 40, 50 e até mais idade demonstraram a mesma força de vontade em ganhar. Aliás, os mais velhos pareciam ainda mais empolgados com a disputa, pareciam mais adolescentes que os adolescentes, pareciam mais fortes que os atletas de elite, buscavam ganhar mais que qualquer outra categoria. A cada chegada, via-se um rosto sofrido de uma prova difícil, mas a alegria enorme em completá-la. Quando ao término da prova o atleta ocupava alguma colocação a ser premiada, tinha mais alegria que dor, pensava mais no pódio que no cansaço, todo o desgaste e sofrimento não significam nada. O Goiano (Josenaldo Alcântara) estava eufórico, contagiante, infantilmente alegre e feliz. Alguns dos nossos gladiadores tiveram problemas que os impediram de prosseguir com a disputa, como pneus furados e até corrente quebrada, mas isso não os impediu de tentar novamente no outro dia e ter êxito. Outros vieram de cidades distantes. Saíram com objetivo e alvos firmados na mente: conseguir completar as provas, o que já seria, para eles, um grande feito. Reginaldo fez uma excelente prova e trouxe mais um ouro para o Estado, correndo sozinho à frente de todos abriu quase cinco minutos de vantagem. Espetacular! Foram muitos exemplos de força de vontade que deram sua contribuição para a pontuação conseguida.

Agora é hora de refletir. Vimos que temos muito a melhorar. Nossas provas agora devem ser mais duras, difíceis, compridas... Não adianta reclamar quando as provas começam ao calor de 40 graus. Nem quando elas terão duração de 1h30 ou mais. E quando temo poucos atletas competindo, será isso bom para termos chance de ganhar? Ou ruim, porque diminui o grau de dificuldade? Vamos nos unir para treinar, para competir, para organizar e buscar todas as medalhas de ouro na próxima competição que se aproxima.

Assim, desejamos parabéns a todos que participaram desta grandiosa batalha de gigantes e fizeram o seu melhor para defender seu Estado. Que a próxima seja concluída com nossa festa de comemoração do primeiro lugar geral!

Dionísio Carvalho
 

3 comentários:

  1. Incrível relato da Batalha dos Atletas. A descrição do sentimento e da garra é exatamente a essência daqueles que acreditam que estão lutando para representar da melhor forma possível seu "povo". É muito importante saber que, mesmo sendo um esporte pouco divulgado e apoiado no nosso estado, existem pessoas que acreditam e não deixam de nos representar com garra, força e determinação. Que bom que temos também os que reconhecem e valorizam.
    Ilza Arruda
    (Esposa do Atleta Josenaldo Teodoro Alcantara-Goiano)

    ResponderExcluir
  2. COPA NORDESTE DE CICLISMO, DEVERIA CHAMAR-SE, CAMPEONATO BRASILEIRO ABERTO DE CICLISMO, POIS O QUE SE VIU NESSE TÃO GRANDIOSO EVENTO, NAO FORAM APENAS ATLETAS QUE COMPETEM NO NORDESTE MAS SIM EM TODO O BRASIL, DESSE ESPORTE TÃO AMADO E QUERIDO POR TODOS NÓS, ONDE OS ATLETAS, DIRIGENTES e COLABORADORES, PESSOAS QUE SEQUER CONHEÇO O NOME MAS QUE NA HORA QUE MAIS NECESSITAMOS OS MESMOS ESTAVAM LÁ PRESENTES, DISPOSTOS A NOS DAR TODO O APOIO QUE NECESSITAMOS,(esses merecem todos os parabens) DO NOSSO ESTADO, SUPERANDO TODAS AS DIFICULDADES MOSTRARAM QUE O NOSSO QUERIDO ESTADO CONTINUA FIRME E FORTE NO CICLISMO, ESTADO ESSE TAO BEM REPRESENTADO POR NOSSOS ATLETAS EM TODAS AS CATEGORIAS QUE SE FIZERAM PRESENTES.
    OBRIGADO E PARABÉNS A SONIA, ARMANDO, JEDNA, MINGAU, ZE DE DEUS, E TANTOS OUTROS QUE NAO LEMBRO O NOME.
    OBRIGADO E PARABÉNS A DIONISIO, JOAO MARIA, MAURICIO, AO NOSSO AMIGO PALUCA, E A TANTOS OUTROS QUE NAO LEMBRO O NOME.
    PARABENS AOS ATLETAS QUE CONSEGUIRAM SUAS VITÓRIAS.
    PARABÉNS AOS ATLETAS QUE NAO CONSEGUIRAM SUAS VITORIAS DIRETAMENTE, MAS QUE TRABALHARAM PARA QUE OUTRO O CONSEGUISSE.
    PARABÉNS AOS NOVOS TALENTOS QUE ESTAO SURGINDO, MENINOS E MENINAS QUE AS VESPÉRAS DE UMA IMPORTANTE CORRIDA TEM SEUS PENSAMENTOS E OLHOS TODOS VOLTADOS PARA A MESMA.
    OBRIGADO ANTES DE MAIS NADA A DEUS,(de qualquer religiao, sempre será DEUS, independente do nome que leve), POIS SEM ELE NADA EM NOSSAS VIDAS SERIA POSSIVEL.
    OBRIGADO AOS FAMILIARES E AMIGOS QUE SEMPRE ESTÃO A APOIA-LOS E MOTIVA-LOS.
    OBRIGADO ÁS ESPOSAS, ESPOSOS, FILHOS, FILHAS QUE FICARAM EM NOSSAS CASAS, MUITAS E MUITAS MADRUGADAS, FERIADOS E FINAIS DE SEMANA QUANDO DEVERIA-MOS ESTAR-MOS AO LADO DOS MESMOS ESTAMOS A TREINAR-MOS E A COMPETIR-MOS, SACRIFICANDO ASSIM MUITAS VEZES O LAZER A QUE TODOS TEM DIREITO. E FICAM EM CASA NOS AGUARDANDO COM ANSIEDADE, ESPERANDO E TORCENDO QUE CONSEGUISSEMOS DAR SEMPRE O MELHOR DE CADA UM DE NÓS, POIS SÓ O FATO DE FAZER PARTE DA SELEÇÃO/FAMILIA DE CICLISMO DO RIO GRANDE DO NORTE JÁ FAZ DE CADA UM DE NÓS UM GRANDE VENCEDOR, O QUE JÁ É MOTIVO PARA NOS ENCHER DE ORGULHO, E PODER-MOS GRITAR PARA OS QUATRO CANTOS QUE SOMOS ATLETAS NORTE RIO GRANDENSE.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos os atletas do RN e em especial ao meu amigo Dionísio Carvalho, por essa determinação que tem pelo crescimento do ciclismo no nosso estado. É de pessoas como você Dionísio que o esporte do nosso estado precisa, que quando se fala de uma modalidade esportiva deixa transparecer o amor, a felicidade em praticar e competir e a vontade de ver o ciclismo como o principal esporte em nosso estado.
    O Blog do Ivanaldo Maciel está sempre a disposição para levar as notícias desse esporte tão especial.

    Ivanaldo Maciel

    ResponderExcluir