segunda-feira, 26 de julho de 2010

Contador é tricampeão do Tour de France


Espanhol superou Andy Schleck; Cavendish entrou para a história com 15 vitórias na competição

Por Tadeu Matsunaga

Alberto Contador (Astana) e Mark Cavendish (Columbia) foram os grandes campeões deste Tour de France 2010. O britânico conquistou seu 15º triunfo na competição, o segundo consecutivo na Champs-Élysées, e o espanhol faturou o tricampeonato, repetindo o feito de 2006 e 2009.

Cavendish venceu com facilidade o sprint final, com um ataque impressionante. Alessandro Petacchi (Lampre) foi o segundo, enquanto Julian Dean (Garmin) terminou na terceira posição. Cavendish tornou-se o primeiro ciclista a vencer na Champs-Élysées, em anos consecutivos.

já Contador tornou-se campeão com a quarta menor diferença da história – 39 segundos à frente de Andy Schleck (Saxo Bank). O russo Denis Menchov (Rabobank) conquistou o terceiro lugar.

O italiano Alessandro Petacchi manteve a camisa verde, tendo conquistado duas etapas no Tour. Aos 36 anos, foi a primeira vez que ele venceu na classificação por pontos do Tour, seguido de Mark Cavendish e Thor Hushovd.

O início da 20ª e última etapa teve sua largada adiada por alguns minutos. A equipe RadioShack queria usar um novo uniforme para homenagear a fundação LiveStrong, de Lance, mas foi ameaçada de desclassificação, e teve que adotar o uniforme oficial da equipe.

Um grupo de onze ciclistas formou a fuga do dia. Anthony Roux Pauriol (FDJ), Sandy Casar (FDJ), Danilo Hondo (Lampre-Farnese Vini), Karsten Kroon (BMC), Christian Knees (Milram), Nikki Sorensen Bank (Saxo), Tony Martin (Columbia-HTC), Remi (Cofidis), Christophe Riblon (AG2R), Alan Laudun Perez (Euskaltel-Euskadi) e Ruben Perez Arrieta (Footon-Servetto), mas não foram capazes de surpreender o pelotão.

Com duas voltas para o final, Knees, Kroon e Sorensen tentaram um ataque, mas acabaram neutralizados. No sprint final, Cavendish levou a melhor e somou cinco vitórias no Tour 2010, enquanto Contador era festejado por seus companheiros de equipe.

Classificação Etapa



1 Mark Cavendish (GBr) Team HTC - Columbia 2:42:21

2 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini

3 Julian Dean (NZl) Garmin - Transitions

4 Jurgen Roelandts (Bel) Omega Pharma-Lotto

5 Oscar Freire Gomez (Spa) Rabobank

6 Gerald Ciolek (Ger) Team Milram

7 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team

8 Matti Breschel (Den) Team Saxo Bank

9 Robbie McEwen (Aus) Team Katusha

10 Daniel Oss (Ita) Liquigas-Doimo



Classificação Geral



1 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 91:58:48

2 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 0:00:39

3 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:02:01

4 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel - Euskadi 0:03:40

5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:06:54

6 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:09:31

7 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Transitions 0:10:15

8 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:11:37

9 Roman Kreuziger (Cze) Liquigas-Doimo 0:11:54

10 Christopher Horner (USA) Team Radioshack 0:12:02

Nenhum comentário:

Postar um comentário