segunda-feira, 26 de julho de 2010

XXVI Corrida Macapá Verão - Pará leva título em cima dos paulistas.

 Nos dias 24 e 25 aconteceu em Macapá a XXVI Edição da Corrida Macapá Verão, evento que marca o fim do verão na cidade. As provas foram disputadas no sábado para as categorias Feminino, Infanto Junenil, Juvenil, Master A, B, C e Veteranos. Nesse primeiro dia os atletas do Pará conseguiram bons resultados, Tássya Brasil da Equipe Bike Company garantiu o Bi-campeonato, na master C, Evandro Medeiros também garantiu o ouro com João Batista em 3º, ambos do Clube ASALP. Na Veteranos o atleta Raimundo Raiol também do Clube ASALP garantiu a vitória. Na master B pódio todo do Pará, com Rubens Ferreira em 1º, Roberto Mauro em 2º e João Batista da Conceição em 3º, todos do Clube ASALP. Na categoria Master A Pedro Denis ficou com a medalha de prata, José Natanael de Macapá ficou com o ouro.

No domingo aconteceu a prova de resistência para a elite, foram 153 km percorridos entre as cidades de Ferreira Gomes a Macapá com tempo de 3:50 minutos. Com menos de 2 km de prova um grupo de 6 ciclistas protagonizaram uma fuga que perdurou por mais de 140 km, Adriano Martins e Rodrigo Lopes da equipe de Sorocaba - SP, Lourismar Souza e Marcelo João do Pará, João Paulo de Assis-SO e um representante de Manaus, colocaram um ritmo forte e chegaram a abrir 10 minutos do pelotão, com quase 70 km percorridos, Marcelo João, Adriano e João Paulo foram neutralizados, já chegando perto de Macapá, Lourismar Souza também fora neutralizado, restando apenas dois sobreviventes da fuga, sem nenhum representante lá na frente a equipe SEEL/Pará apertou o ritmo e conseguiu se destacar do pelotão levando consigo Jean Coloca de Sorocaba, Valmir Baia também do Pará, e Mauricio Leão de Assis. Na ponta Daelson Silva e Ageu Ferreira apertavam o ritmo para neutralizar os dois atletas que ainda seguia a frente, já dentro da cidade a fuga foi neutralizada e a equipe do Pará continuou na ponta acelerando para não dar chances para o pelotão que vinham atrás encostar. Já próximo da chegada Ageu Ferreira da Equipe SEEL/Pará errou o percurso e acabou ficando para trás, deixando ainda mais dramática a situação da Equipe SEEL. O sprinter da equipe Sérgio Barrichello que vinha sendo poupado até então chamou a responsabilidade da prova, pediu para o companheiro de equipe Daelson Silva impor o ritmo e levá-lo para o sprint que ele resolveria na chegada, e assim o fez, nos metros finais os seis ciclistas que ainda estavam na fuga se lançaram para o sprint, um para cada lado, Sérgio Barrichello veio na roda do atleta de Assis e ultrapassou todos, colocando uma boa diferença para o 2º colocado, garantindo o título para Equipe SEEL e para o Estado do Pará.

O 2º colocado foi Maurício Leão de Assis-SP e o terceiro Jean Coloca de Sorocaba-SP.

A equipe SEEL/Pará somou 155 pontos para o ranking nacional, hoje ocupa a 4º posição no ranking após liderar por quase todo 1º semestre. Os atletas chegaram hoje e embarcam na madrugada desta terça feira para o Rio onde participam do Tour do Rio, competição que será disputada entre os dias 27 de julho e 1 de agosto, onde percorreram todo o estado em cinco etapas num total de mais de 750 km.

Por
Edilson Kramer

Presidente da Federação Paraense de Ciclismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário