quinta-feira, 29 de julho de 2010

JORNAL DO CICLISMO

Franco Pellizotti suspenso por doping

Italiano, "Rei da Montanha" do Tour no ano passado, está afastado por dois anos

Por Tadeu Matsunaga

O ciclista italiano Franco Pellizotti , da Liquigas, foi punido com dois anos de suspensão por doping, após apresentar valores anormais em seu passaporte biológico, informou o Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI).
Pellizotti, de 32 anos, se encontrava na lista de suspeitos da União Ciclística Internacional (UCI) desde o último dia 3 de maio quando, ao ser analisado seu passaporte biológico, o método de controle que estabelece o perfil hematológico e de esteróides nos ciclistas, comprovou valores forma do normal no atleta.
O ciclista italiano, que foi considerado o mais combativo, além de somar pontos e conquistar a camisa de bolinhas, sendo o “Rei da Montanha” do Tour 2009, ficou de fora do Giro d´Italia deste ano justamente pelas suspeitas de seu envolvimento com doping.
Além dos 24 meses de suspensão, o regulamento antidopagem obriga o atleta infrator a pagar uma determina quantia (multa) para cobrir, de forma parcial, com as despesas e “manipulação” de resultado por conta do doping.





Tomas Alberio (Trevigiani) vence segunda consecutiva e amplia liderança

Alberio cercado por Chamorro e Hanson Por Leandro Bittar, de Três Rios

Os 160 km entre Volta Redonda e Três Rios desafiaram os ciclistas na 2ª etapa do Tour do Rio. Sob um sol escaldante e algumas subidas bem seletivas, o pelotão controlou a prova, superando as inúmeras tentativas de fuga. No sprint, o italiano Tomas Alberio, líder da competição, voltar a demonstrar autoridade e conquistou sua segunda vitória na competição.
“Estou me sentindo muito bem. Prometi lutar pela camisa amarela e ter a chance de vencer novamente é muito bom. Estou pronto para defender a liderança amanhã, na etapa de montanha”, explica Alberio.
O segundo colocado foi o norte-americano Kenneth Hanson (Team Type 1), que não saiu satisfeito. “É uma outra lógica de corrida a disputada aqui e eu tenho que entender. Mas os movimentos do pelotão no sprint não são os quais eu estou acostumado. Esperava conquistar a vitória hoje. Amanhã eu não tenho nenhuma chance nas subidas”, diz Hanson, que reclamou da dificuldade de orientação nos quilômetros finais.
Franscisco Chamorro (Scott/Marcondes César/São José dos Campos) foi o terceiro na etapa desta quinta-feira e também saiu reclamando. “O final foi muito nervoso e alguém se chocou com a minha bicicleta, comprometendo meu câmbio. Não conseguia baixar da catraca de 14 dentes e acabei girando em falso no sprint”, lamenta.
Na geral, os primeiros postos continuam os mesmos, com Tomas Alberio ampliando a liderança com a bonificação de hoje. Chris Jones (Team Type 1), que teve um pneu furado hoje quando faltavam 2 km para a meta, segue em segundo. O melhor brasileiro segue sendo Renato Aparecido dos Santos (DataRo), o terceiro.
Na classificação por pontos, Alberio continua na liderança e quem vestirá a camisa verde na etapa de amanhã (sexta-feira) será Kenneth Hanson, que subiu para o segundo lugar na disputa de regularidade.
Lucas Onesco (São Lucas/Giant/Americana) manteve a liderança da classificação de montanha após vencer a primeira meta de montanha. Onesco ainda andou na fuga do dia, mas foi alcançado pelo pelotão antes da passagem pela segunda meta.
Por equipes, A ASC/Vitoria/Portugal assumiu a ponta, apesar das 15 primeiras equipes terem o mesmo ponto. O time de Roger Ferraro assumiu o posto pela posição dos atletas na geral.
Amanhã os ciclistas disputam a 3ª etapa, entre Três Rios e Nova Friburgo, com muitas ascensões, a etapa é vista com a decisiva da competição.






"A melhor equipe do Tour está fora da Vuelta"

Palavras são de Johan Bruyneel, inconformado com a ausência do time na competição

Por Tadeu Matsunaga

A equipe RadioShack optou por um calendário alternativo após ser excluída da Vuelta a España 2010: Volta da Dinamarca (4-8 agosto), Tour du Poitou-Charentes (24-27), Classic de l’Indre (29), Grand Prix Jef Scherens/Leuven (5 septiembre), Memorial Van Steenbergen/Aartselaar (8), Paris-Brussels (11), Grand Prix Fourmies 12), Grand Prix de Wallonie (15), Koolskamp (17) e Grand Prix Isbergues (19).
O diretor da equipe Johan Bruyneel mostrou sua insatisfação e disse estar contrariado pela decisão da organização, já que o time norte-americano ganhou a classificação por equipes do Tour de France.
“Todas essas provas de um dia são parte do programa e das substituições que tivemos que colocar em prática após sabermos que não éramos bem-vindos na Vuelta a España.”
“Eu espero que nossa vitória na classificação por equipes no Tour de France possa ser uma resposta aos organizadores da Vuelta. O pior é isso, a melhor equipe da prova mais dura do mundo não foi convidada para a Vuelta. “Outras equipes nos oferecem melhores opções a nível esportivo”, eles disseram. “Não estamos de acordo”, finalizou Bruyneel, indignado com a situação.





Chicci retorna a Quick Step

Italiano deixa Liquigás e volta para o time belga após quatro anos

Por Tadeu Matsunaga

Francesco Chicci confirmou ter assinado um contrato com a Quick Step. O sprinter optou por deixar a equipe italiana e volta para a escuderia de Patrick Lefevere, onde competiu em 2006.
Chicci possui sete triunfos na temporada, incluindo as vitórias no Tour do Qatar e Califórnia. Campeão mundial sub 23 em 2002, especializou-se em provas de uma semana e trabalhou como principal embalador de Tom Boonen.
A chegada de Francesco Chicci coincide com a provável saída de Wouter Weylandt da Quick Step. Outro que pode acertar com o time belga é Sébastien Chavanel, irmão do francês Sylvain Chavanel, vencedor de duas etapas do Tour.




Columbia-HTC: time mais vitorioso em 2010

Foram 42 vitórias, dez a mais que a Saxo Bank

Por Tadeu Matsunaga

Após o Tour de France e últimas competições, a equipe Columbia-HTC se mantem como a mais vitoriosa no Pro Tour em 2010 à frente da Saxo Bank e da Liquigas-Doimo.
Entre as equipes Pro Tour, a Omega Pharma-Lotto foi aquela que menos venceu, apenas três triunfos na temporada. Já a Xacobeo Galícia foi a única que não conquistou nenhuma vitória, e guarda suas esperanças sobre Ezequiel Mosquera na Vuelta a España.
Destaque para as equipes francesas Cofidis, Bbob Boyugues e Saur Sojasun, que aparecem entre as dez primeiras no ranking de vitórias.
Nos times espanhóis, a Caísse d´Epargne tem 14 triunfos ( com os cinco de Alejandro Valverde), seguido pela Euskaltel Euskadi com oito vitórias.

Team HTC-Columbia 42 vitórias

Team Saxo Bank 32

Liquigas-Doimo 29

Cofidis 19

Astana 18

Team Sky 18

Bouygues 17

Garmin-Transitions 16

Saur Sojasun 16

Androni 15

Lampre 15

Caisse d'Epargne 14

Française des Jeux 13

Team Katusha 13

Quick Step 13

AG2R 12

ISD-Neri 12

Rabobank 12

Cervélo 11

Scott Marcondes 11

Skil-Shimano 11

De Rosa 10

Team Milram 10

Team RadioShack 9

Carmiooro-NGC 8

CCC Polsat Polkowice 8

Euskaltel-Euskadi 8

Flaminia 8

Vacansoleil 8

Colnago-CSF Inox. 7

Footon-Servetto-Fuji 6

Acqua&Sapone 4

BMC 4

Topsport-Vlaanderen 4

Andalucía-CajaSur 3

Omega Pharma-Lotto 3

Landbouwkrediet 1

Xacobeo Galicia 0




"Armstrong ainda virá"

Organizadora afirma que negociações para a vinda do heptacampeão prosseguem

Por Leandro Bittar

Encantada com a materialização do Tour do Rio, Maria Luisa Jucá, confirmou que as negociações para a presença de Lance Armstrong no Rio de Janeiro seguem firmes. Porém, ela já descartou a presença dele na prova carioca.
"A data tornou o acordo inviável. Ainda mais depois de tudo o que aconteceu com ele na França", explica Jucá.
Depois de três anos e meio lutando para a realização da prova, Jucá afirma que vai continuar investindo em ações que ajudem a divulgar a modalidade.
"O Tour do Rio 2011 já está garantido", afirma a dirigente.
Ela afirmou que o contato com Lance Armstrong está sendo feito por intermédio do Ministro da Saúde José Gomes Temporão, que pretende envolver a relação de Lance na luta contra o câncer para divulgar o projeto no país.
"Está nas mãos dele agora. Estamos dando todo o suporte e estamos muito confiantes. Ele vem", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário