segunda-feira, 19 de julho de 2010

TOUR DE FRANCE 2010 - ETAPA 15

Voeckler vence; Contador veste camisa amarela

Espanhol se aproveitou de um problema mecânico com Schleck; Voeckler venceu a etapa
Por Tadeu Matsunaga

Thomas Voeckler (BBOX Bouygues Telecom) conquistou uma magnífica vitória na 15ª etapa do Tour de France, com encerramento em Bagneres-de-Luchon, após deixar o grupo de escapados para trás na subida do Port de Balès. Sua vitória foi ofuscada pela atitude polêmica de Alberto Contador (Astana), que vestiu a camisa amarela ao atacar Andy Schleck (Saxo Bank) quando o luxemburguês teve problemas mecânicos.

Schleck, na subida do Port de Balés, enfrentou problemas com a corrente de sua bicicleta. Alberto Contador quebrou o protocolo de etiqueta do ciclismo, e atacou o ciclista da Saxo Bank. Denis Menchov (Rabobank) e Samuel Sanchez (Euskaltel) seguiram o espanhol, enquanto Andy iniciava uma busca desesperada pelo seu principal rival. Contador terminou a 2min50s de Voeckler, enquanto Schleck chegou à 3min29s.

O ritmo foi intenso desde o início da etapa, principalmente conduzidos pelas equipes dos sprinters. Alessandro Petacchi (Lampre-Farnese Vini) e Thor Hushovd (Cervelo), ambos, conquistaram um ponto cada um na subida do Cot de Carle-Bayne.

A partir do quilômetro 90, um grupo com dez ciclistas deu origem à fuga do dia no Col Portet d’Aspet. Thomas Voeckler (Bbox) foi o primeiro a atacar, sendo acompanhado por Brian Vandborg (Liquigas-Doimo), Johan Van Summeren (Garmin - Transitions), Sergei Ivanov (Team Katusha), Lloyd Mondory (AG2R La Mondiale), Alessandro Ballan (BMC), Francesco Reda Etapa (Quick), Luke Roberts (Milram Team), Sebastian Turgot (Bouygues Telecom bbox) e Aitor Perez (Footon-Servetto).

O pelotão, ao passar pelo local onde faleceu o italiano Fabio Casartelli em 1995, reduziu o ritmo em respeito ao ex-companheiro de Lance Armstrong. Com isso, os escapados conseguiram ampliar a vantagem para dez minutos, passando pelo Col de Ares e se aproximando do início do Port de Balès.

O grupo principal, que até então não parecia muito disposto, passou a acelerar o ritmo embalando pelo time Saxo Bank. Enquanto isso, a fuga começava a se desfazer na montanha de 19.3 km e 6.1% de inclinação. Voeckler saltou à frente, sendo perseguido por Ballan. O campeão francês mostrou-se combativo e superou as investidas do italiano, seguindo sozinho no percurso.

O drama da etapa, porém estaria por vir. Andy Schleck acabou sem companheiros no grupeto a 3 km do topo do Port de Balès. O luxemburguês passou a ditar o ritmo e trouxe consigo Contador, Menchov, Samu Sanchez e Van den Broeck.

Schleck tentou um ataque para surpreender os adversários. O camisa amarela parecia obter certo sucesso em sua tentativa, quando sua corrente soltou-se da bicicleta, tendo que interromper a escalada para reparos no equipamento. Contador lançou um ataque e foi seguido por Menchov e Samuel Sanchez em sua roda. O trio conseguiu uma boa vantagem sobre o luxemburguês na última descida do dia – a polêmica estava criada.

Voeckler seguiu sozinho para a vitória, aplicando mais de 1min30s sobre Alessandro Ballan. Contador e mais seis atletas cruzaram a linha 2min50s atrás do francês, mas a diferença foi suficiente para o espanhol assumir a liderança da competição com 8 segundos sobre Andy Schleck.



Classificação Etapa



1 Thomas Voeckler (Fra) Bbox Bouygues Telecom 4:44:51

2 Alessandro Ballan (Ita) BMC Racing Team 0:01:20

3 Aitor Perez Arrieta (Spa) Footon-Servetto

4 Lloyd Mondory (Fra) AG2R La Mondiale 0:02:50

5 Luke Roberts (Aus) Team Milram

6 Francesco Reda (Ita) Quick Step

7 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana

8 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel - Euskadi

9 Denis Menchov (Rus) Rabobank

10 Brian Vandborg (Den) Liquigas-Doimo



Classificação Geral



1 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 72:50:42

2 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 0:00:08

3 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel - Euskadi 0:02:00

4 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:02:13

5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:03:39

6 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:05:01

7 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack 0:05:25

8 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:05:45

9 Alexander Vinokourov (Kaz) Astana 0:07:12

10 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Transitions 0:07:51

Nenhum comentário:

Postar um comentário