Riblon imbatível no Ax-3 Domaines
Francês foi o único sobrevivente da fuga e venceu a 14 etapa do Tour
Por Tadeu Matsunaga
Christophe Riblon (AG2R La Mondiale) conquistou sua primeira vitória no Tour de France ao vencer a 14ª etapa com encerramento em Ax-3 Domaines, sendo o único ciclista “sobrevivente” da fuga do dia. O francês ficou à frente de Denis Menchov (Rabobank) e Samuel Sanchez (Euskaltel).
Alberto Contador (Astana) e Andy Schleck (Saxo Bank) tentaram um ataque antecipado, mas não obtiveram sucesso, e chegaram 1min08s atrás de Riblon, junto com Joaquin Rodriguez (Katusha) e Robert Gesink (Rabobank).
A fuga do dia formou-se a partir do quilômetro 25 da etapa. Geraint Thomas (Sky), Dave Zabriskie (Garmin-Transitions), Vaugrenard Benoit (FDJ), Pavel Brutt (Katusha Equipa), Amaël Moinard (Cofidis), Christophe Riblon AG2R (), Jurgen Van De Walle Etapa (Quick), Pierre Rolland (BBOX Bouygues Telecom) e Stephane Auge (Cofidis). Como nenhum dos escapados oferecia risco aos favoritos, o grupo chegou a colocar 10 minutos de vantagem sobre o pelotão.
Ao invés da Saxo Bank, do camisa amarela Schleck, foi a vez da Astana ditar o ritmo no grupo principal. A aceleração da equipe cazaque começou a diminuir significante a distância para os escapados, enquanto se aproximavam do Col de Palhéires. O pelotão começou a se quebrar pouco a pouco, e alguns favoritos começaram a sobrar; entre eles Lance Armstrong, Ivan Basso e Bradley Wiggins.
Carlos Sastre (Cervélo) lançou um ataque em busca da fuga, sendo acompanhado por Damiano Cunego, Rafael Valls e Kiryenka. O espanhol sonhava em repetir a vitória de 2003, mas acabou capturado pelo grupo do camisa amarela na subida do Ax-3 Domaines.
Riblon, já isolado, seguia firme em busca da sua primeira vitória no Tour. Enquanto isso, vários ataques se sucederam no grupo de Schleck, Contador, Samu Sanchez, Menchov e Gesink.
O francês chegava ao topo do Ax-3 Domaines com a vitória nas mãos, e assim seguiria até o fim da etapa. Menchov aproveitando-se do cansaço de Contador e Schleck, lançou um ataque e foi acompanhado por Sanchez com 2,5 km para a meta. O russo e o espanhol asseguraram a segunda e terceira posição, respectivamente.
Andy Schleck, Alberto Contador, Robert Gesink, Van den Broeck e Joaquin Rodriguez terminariam 1min08s atrás de Riblon, com o luxemburguês mantendo a camisa amarela.
Classificação Etapa
1 Christophe Riblon (Fra) AG2R La Mondiale 4:52:42
2 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:00:54
3 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel - Euskadi
4 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 0:01:08
5 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha
6 Robert Gesink (Ned) Rabobank
7 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana
8 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto
9 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Farnese Vini 0:01:49
10 Carlos Sastre (Spa) Cervelo Test Team
Classificação Geral
1 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 68:02:30
2 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 0:00:31
3 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel - Euskadi 0:02:31
4 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:02:44
5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:03:31
6 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:04:27
7 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack 0:04:51
8 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:04:58
9 Luis León Sánchez Gil (Spa) Caisse d'Epargne 0:05:56
10 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Doimo 0:06:52
PROVA DE HOJE - 15 DIA
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário