terça-feira, 20 de julho de 2010

TOUR DE FRANCE 2010 - ETAPA 16

Fedrigo coloca Bbox Bouygues, novamente, no pódio

Francês venceu o sprint com encerramento em Pau; Contador manteve a camisa amarela
Por Tadeu Matsunaga

Pierrick Fedrigo (BBOX Bouygues Telecom) venceu etapa 16ª etapa do Tour de France com um sprint emocionante na cidade de Pau. O francês levou a melhor sobre seus companheiros de fuga, com Sandy Casar (FDJ) em segundo e Ruben Plaza (Caisse d'Epargne) em terceiro.

O ciclista repetiu sua vitória na sexta etapa do Tour de 1997, mas seu triunfo parecia pouco provável a poucos quilômetros da meta, já que Carlos Barredo (Quick Step) conseguiu abrir 30 segundos de vantagem após um ataque na descida da última montanha do dia – o Col de Aubisque.

O espanhol atacou com 44 km para a meta, e apesar da vantagem, seus companheiros de fuga passaram a tirar pouco a pouco a diferença. Lance Armstrong (RadioShack), Pierrick Fedrigo (Bbox Bouygues Telecom), Damiano Cunego (Lampre-Farnese Vini), Jurgen Van De Walle (Quick Step), Christophe Moreau (Caisse d'Epargne), Christopher Horner (RadioShack), Sandy Casar (FDJ) e Ruben Plaza (Caisse d'Epargne).

Cunego e Moreau se aproveitaram das quatro subidas do dia; duas de categoria 1 e duas HC, para somar pontos e entrar na briga pela camisa de bolinhas vermelhas.

Sem nenhum sprint nato na fuga, Fedrigo utilizou de sua experiência para atacar nos 200 metros finais e conquistar a segunda vitória seguida para a Bbox Bouygues, chegando a 6min45s à frente do camisa amarela Alberto Contador – em uma etapa na qual o grupo principal apenas administrou a vantagem nos 199.5 km até Pau.

Thor Hushovd (Cervélo) voltou a vestir a camisa verde após marcar pontos no sprint final, se aproveitando do deslize de Alessandro Petacchi (Lampre); sobrado desde o início da etapa.



Classificação Etapa

1 Pierrick Fedrigo (Fra) Bbox Bouygues Telecom 5:31:43

2 Sandy Casar (Fra) Française des Jeux

3 Ruben Plaza Molina (Spa) Caisse d'Epargne

4 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Farnese Vini

5 Christopher Horner (USA) Team Radioshack

6 Lance Armstrong (USA) Team Radioshack

7 Jurgen Van De Walle (Bel) Quick Step

8 Christophe Moreau (Fra) Caisse d'Epargne

9 Carlos Barredo Llamazales (Spa) Quick Step 0:00:28

10 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team 0:06:45



Classificação Geral

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 78:29:10

2 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 0:00:08

3 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel - Euskadi 0:02:00

4 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:02:13

5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:03:39

6 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:05:01

7 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack 0:05:25

8 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:05:45

9 Alexander Vinokourov (Kaz) Astana 0:07:12

10 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Transitions 0:07:51





Espanhol justificou sua postura e pediu desculpas em caso de erro

Por Tadeu Matsunaga

Alberto Contador (Astana), acusado de não jogar limpo por não esperar Andy Schleck (Saxo Bank) arrumar a corrente de sua bicicleta, gravou um vídeo para explicar os motivos que o levaram a conquistar a camisa amarela na polêmica 15ª etapa do Tour.
O espanhol reconhece que "talvez" tenha cometido um erro, e fez questão de procurar Schleck após a etapa desta terça-feira. Os ciclistas trocaram um aperto de mãos e se abraçaram.
"Fiz um vídeo porque tenho uma relação muito boa com Andy Schleck e a situação não ficou das mais agradáveis. Fiz isso porque me senti incomodado. Conversamos sobre o que ocorreu e não vamos permitir que nossa relação seja rompida", disse Contador.
Por sua vez, Schleck respondeu ao gesto do espanhol e encerrou o conflito afirmando que "o passado está passado".
"A Volta não será decidida pelo que aconteceu. Já conversamos e não estamos zangados. Isso não afetará nossa relação nem o desenvolvimento do Tour", disse o luxemburguês.





"O Tour está complicado", diz Ivan Basso

Com febre, italiano tomou 34min48s na etapa de hoje
Por Tadeu Matsunaga

Ivan Basso (Liquigas) terminou a 16ª etapa do Tour de France, com encerramento em Pau, 34min48s atrás do francês Pierrick Fedrigo (Bbox Bouygues) e despencou para a 27ª posição na classificação geral.
Basso revelou que vem sofrendo desde ontem com uma forte febre, o que prejudicou seu desempenho. "Estou muito cansado e desgastado, foi um dia muito duro”, disse.
O campeão do Giro 2010 afirmou que chegou a ter permissão para abandonar a competição, mas optou por permanecer dentro do Tour. “Hoje fui para honrar minha presença, mesmo que meus diretores tenham proposto para deixar a competição. Nunca gostei desse tipo de coisa e fiz o máximo para seguir.”
“O Tour infelizmente esteve difícil pra mim desde o começo. Foi e está sendo mais complicado do que eu imaginava”, emendou o italiano.
Ivan Basso confirmou que seu principal objetivo é aproveitar o dia de descanso e se recuperar, fazendo uma boa participação no Col do Tourmalet, na quinta-feira. “Agora eu só penso em me recuperar amanhã [quarta], e apagar esse dia ruim. Não é bom estar na parte de trás do pelotão, às vezes acontece”.
“Primeiro quero chegar quinta-feira no topo do Tourmalet sem esta respiração intolerável, e depois fechar em Paris de forma digna, como deve fazer o campeão do Giro d´Itália.”





Petacchi estranha acusação de doping

Italiano garante que não foi informado sobre suposto envolvimento com substâncias proibidas
Por Tadeu Matsunaga

O jornal “La Gazzetta dello Sport” noticiou, nesta terça-feira, que o ciclista Alessandro Petacchi (Lampre) – vencedor de duas etapas do Tour 2010 – está envolvido na investigação conduzida por Benedetto Roberti, que aponta o uso de substâncias proibidas da parte do italiano.
Consta no registro já entregue a UCI (União Ciclística Internacional), que ampolas de PFC, que melhoram a oxigenação, e albumina humana, que ajuda a mascarar o uso de substâncias, foram encontradas no quarto do sprinter em abril.
“Não acredito que esse registro me prejudique, senão sequer estaria competindo o Tour”, disse Petacchi.
O ciclista reiterou que não entende os motivos pelo qual está sendo atribuído o uso das substâncias e garante que nada foi encontrado em sua casa.
“O que eu sei é que eles vasculharam minha casa, mas não fui informado de que algo tenha sido encontrado. Muito me estranha isso, mas minha cabeça está aqui no Tour”, finalizou o sprinter, que perdeu a camisa verde [líder por pontos] para o norueguês Thor Hushovd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário