Cazaque lançou um ataque fulminante e superou os sprinters Cavendish e Petacchi 
Por Tadeu Matsunaga
Alexander Vinokourov (Astana) venceu a 13ª etapa do Tour de France 2010, com encerramento em Revel. O cazaque lançou um ataque na subida final do Côte Saint-Ferréol quando restavam 7,5 km para a meta e aproveitou-se da disputa pelo sprint final no pelotão, chegando 13 segundos à frente de Mark Cavendish (Columbia) e Alessandro Petacchi (Lampre).
Depois da etapa dura de ontem, com quatro subidas, muitos ciclistas esperavam poupar as pernas durante a etapa. Por conta disso, uma fuga tentou a sorte desde o princípio; Sylvain Chavanel (Quick Step) atacou com cinco quilômetros, e foi acompanhado por Juan Antonio Flecha (Sky) e Pierrick Fedrigo (BBOX Bouygues Telecom). Aproveitando a lentidão do grupo principal, os três escapados conseguiram abrir 6 minutos de vantagem.
Liderados, em grande parte da etapa, pelas equipes Columbia e Lampre, o pelotão principal tornou-se mais agressivo com 50 km para a meta. Chavanel buscava seu terceiro triunfo no Tour 2010, mas a aceleração do grupo parecia dificultar as coisas para o francês. 
Com 10 km para o encerramento da etapa, os três escapados foram neutralizados e frustraram as chances de Sylvain Chavanel. Enquanto isso, Lance Armstrong (RadioShack) tinha mais um dia apagado e sem brilho, e sobrava três minutos atrás do pelotão.
Na última ascensão do dia, o Côte Saint-Ferréol, o ex-campeão mundial Alessandro Ballan (BMC) saltou à frente, levando consigo Damiano Cunego (Lampre), Carlos Barredo (Quick Step) e Nicolas Roche (AG2R), mas ambos não conseguiram sucesso na roda do italiano.
Foi então que Vinokourov surpreendeu a todos. O cazaque lançou um forte ataque e deixou Ballan para trás. Thomas Voeckler (Bbox) tentou a perseguição, no entanto, sem sucesso. Vino abriu 15 segundos em relação aos adversários; vencendo a prova. Mark Cavendish e Alessandro Petacchi foram segundo e terceiro, respectivamente.
Com o resultado, Petacchi voltou a recuperar a camisa verde. Thor Hushovd (Cervélo) lançou o sprint com muita antecedência e não teve pernas – foi o 8º colocado. Na luta pela camisa amarela, Andy Schleck manteve 31 segundos de vantagem para Alberto Contador. 
Classificação Etapa
1 Alexander Vinokourov (Kaz) Astana 4:26:26 
2 Mark Cavendish (GBr) Team HTC - Columbia 0:00:13 
3 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini 
4 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Professional Cycling Team 
5 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Caisse d'Epargne 
6 Julian Dean (NZl) Garmin - Transitions 
7 Anthony Geslin (Fra) Française des Jeux 
8 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team 
9 Grega Bole (Slo) Lampre-Farnese Vini 
10 Lloyd Mondory (Fra) AG2R La Mondiale 
Classificação Geral
1 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 63:08:40 
2 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 0:00:31 
3 Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel - Euskadi 0:02:45 
4 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:02:58 
5 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:03:31 
6 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack 0:04:06 
7 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:04:27 
8 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:04:58 
9 Luis León Sánchez Gil (Spa) Caisse d'Epargne 0:05:02 
10 Roman Kreuziger (Cze) Liquigas-Doimo 0:05:16
sábado, 17 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário